Fenómenos: Ingestão- é o acto de colocar os alimentos a boca.
Digestão- é o conjunto de processos físicos e químicos que têm como objectivo a simplificação de macro moléculas em micro micro moléculas.
Defecação- é a eliminação das substancias não digeridas e tóxicas para o meio externo através das fezes.
O aparelho digestivo divide-se em Tubo digestivo ( boca, faringe, esófago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, recto e ânus) e Órgãos anexos( língua, dentes, glândulas salivares, fígado e pâncreas).
Nesta matéria também podemos ter em conta dois conceitos:
- Morfologia- é o estudo da localização e constituição e forma dos órgãos.
- Fisiologia- é o estudo da função dos órgãos.
Morfologia dos órgãos do aparelho digestivo:
Boca: localiza-se na cabeça na parte anterior central e inferior. Boca esta limitada anteriormente pela abobada da palatina e pelo maxilar superior, inferiormente esta limitada pelo maxilar inferior, na parte lateral pelas bochechas e posteriormente pelo véu do paladar.
Faringe: é um orifício, e localiza-se na cabeça entre a boca e o esófago. Faz a transição entre dois aparelhos, digestivo e respiratório, através da epiglote.
Esófago: é um tubo e localiza-se na cavidade torácica na zona central, superior pela faringe e inferiormente pelo estômago, lateralmente pelos pulmões na parte interior pela traqueia.
Estômago- Localiza-se na cavidade abdominal parte superior e esta inclinado, ligeiramente para a esquerda, tem forma de J quando esta cheio, e tem capacidade para carregar um litro e meio.
Sem comentários:
Enviar um comentário