domingo, 22 de março de 2009

Continuação da morfologia dos órgãos:

Intestino delgado- é um tubo com cerca de sete metros e dois centímetros e meio de espessura, localiza-se na cavidade abdominal. Esta divido em duas porções distintas o duodeno e jejuno-íleo, que se encontram dobrados entre si.
É constituído por músculos, por cima destes existem pregas para aumentar a sua superfície do intestino a qual damos o nome de válvulas coniventes, por cima das válvulas tem as vélusidades intestinais, que tem forma de um dedo que servem para a absorção e entre as vilosidades encontram-se a s glândulas intestinais que segregamVerificação ortográfica o suco intestinal.
Intestino grosso- é um tubo com cerca de um metro e meio, localiza-se na cavidade abdominal e divide-se em quatro cólon: cólon transverso, cólon descendente, cólon ascendente e cólon sigmoíde. O cólon ascendente inicia-se por um saco ao qual chamamos ceco ou cego, onde se encontra a apêndice, o contacto do intestino delgado com o grosso faz-se através da válvula íleo-cecal. As paredes do intestino grosso são musculadas.
Recto- é uma parte rectílinia muito pequenina localiza-se na parte inferior da cavidade abdominal.
Ânus- Orifício que faz o contacto com o meio externo, esta revestido por dois esfincteres chamados de esfincteres anais e localiza-se na parte inferior da cavidade abdominal.
Órgãos anexos:
Língua: é um musculo que se localiza na boca, tem varías funções, serve para misturar os alimentos, e constituida por variadas papílas gostativas que detetão quatro sabores: salgado, doce, amargo e ácido.
Glândulas salivares: Localizam-se na cabeça e existem tres pares: as parótidas que se localizam-se por baixo da lingua, na parte anterior e as sub-maxilares que se localizam de baixo do maxilar inferior.
Dentes: localizam-se nos maxilares, a parte exterior dos dentes e constituida pela coroa parte externa da gengiva, raiz parte interna, e colo que é a linha que separa a coroa da raiz. A parte interior do dente, e constituida por camadas a camada mais externa, que é visivel é o esmalte que protege a coroa. A estrutura do dente , e constituida pelo marfim ou dentina, por dentro desta camada encontra-se o que lhe da vida, a polpa-dentária.
Enxistem quatro tipos de dentes:
  • Incisivos: a sua função é cortar, na nossa boca existem 8
  • Caninos: a sua função é rasgar, na nossa boca existem 4
  • Pré-molares: a sua função é triturar na nossa boca existem 8
  • Molares: a sua função é triturar na nossa boca existem 12

Fígado: tem a forma de um chápeu e pesa 1.5KG, localiza-se na cavidade abdominal na parte direita ao lado do estômago.Segrega a bílis que armazena na vesícula biliar . Possui vários canais, o hépatico que transporta a bílis ate ao canal cístico e este transporta a bílis para a vísicula biliar . Quando a bilis esta a ser necessária, sai da vesícula biliar, passa para o canal colédoco e desagua no duodeno.

Pâncreas: tem forma de folha com cerca de 16cm que se encontra entalado entre o estômago e o intestino delgado na cavidade abdominal .

As enzimas digestivas

As enzimas são próteinas com propriedades especiais:

São biocatalizadoras- são orgânicas e aceleram as reacções da digestão e não se gastam.

São especificas- só actuam em determinada substância, o Substrato. Funcionam como o modelo chave -fechadura

São sensivais ao pH e a temperatura do meio.

pH do meio- é uma enzima preparada para funcionar em pH neutro só funciona neste meio quando o meio se altera, a enzima é destruída.

Temperatura- As enzimas são sensivais a temperatura, a temperaturas muito baixas as enzimas ficam inactivas a temperaturas muito elevadas as enzimas ficam destruídas. Existe uma temperatura em que a velocidade da reacção enzímatica é máxima-temperatura ideal, correspondente à temperatura normal do nosso corpo.

1 comentário:

Sala de Ciências CVG disse...

pois mas está muito incompleto