quarta-feira, 25 de março de 2009

Comentário pessoal:

Para mim o portefólio e bastante importante, pois ajuda-me bastante a recuperar as notas dos testes, sendo que no período passado não escrevi nada no blog, este segundo período já me esforcei bastante para que ficasse bem.

domingo, 22 de março de 2009

O sangue e a linfa:

O sangue é constituído por um parte liquida e uma parte solida. A parte liquida damos o nome de plasma e é constituída pelas glândulas sanguinias.
O plasma é cerca de 55% do sangue e as células sanguineas é cerca de 45%.

Plasma- é constituído por água e nutrientes, oxígenio e dióxido de carbono. A água tem 95% e os nutrientes e o dióxido de carbono tem 5%.
A água no sangue esta a ser permanentemente renovada. O plasma serve para transportar, nutrientes dióxido de carbono e células sanguíneas.

Linfa:

Linfa é o segundo fluido circulatório. Deriva do sangue, é constituida por glóbulos brancos, plaquetas, plasma, nutrientes, cloreto de sódio e gases. Como não tem glóbulos vermelhos a linfa é incolor ou ligeiramente rosda, pois pode um outro globulo vermelho.

A linfa circula quer em vasos denominados linfáticos e tabem circula nos espaços entre as celulas. A linfa que circula em vasos linfáticos chama-se Linfa Circulante e à que circula nos interstícios das células chama-se linfa intersticial.
Continuação da morfologia dos órgãos:

Intestino delgado- é um tubo com cerca de sete metros e dois centímetros e meio de espessura, localiza-se na cavidade abdominal. Esta divido em duas porções distintas o duodeno e jejuno-íleo, que se encontram dobrados entre si.
É constituído por músculos, por cima destes existem pregas para aumentar a sua superfície do intestino a qual damos o nome de válvulas coniventes, por cima das válvulas tem as vélusidades intestinais, que tem forma de um dedo que servem para a absorção e entre as vilosidades encontram-se a s glândulas intestinais que segregamVerificação ortográfica o suco intestinal.
Intestino grosso- é um tubo com cerca de um metro e meio, localiza-se na cavidade abdominal e divide-se em quatro cólon: cólon transverso, cólon descendente, cólon ascendente e cólon sigmoíde. O cólon ascendente inicia-se por um saco ao qual chamamos ceco ou cego, onde se encontra a apêndice, o contacto do intestino delgado com o grosso faz-se através da válvula íleo-cecal. As paredes do intestino grosso são musculadas.
Recto- é uma parte rectílinia muito pequenina localiza-se na parte inferior da cavidade abdominal.
Ânus- Orifício que faz o contacto com o meio externo, esta revestido por dois esfincteres chamados de esfincteres anais e localiza-se na parte inferior da cavidade abdominal.
Órgãos anexos:
Língua: é um musculo que se localiza na boca, tem varías funções, serve para misturar os alimentos, e constituida por variadas papílas gostativas que detetão quatro sabores: salgado, doce, amargo e ácido.
Glândulas salivares: Localizam-se na cabeça e existem tres pares: as parótidas que se localizam-se por baixo da lingua, na parte anterior e as sub-maxilares que se localizam de baixo do maxilar inferior.
Dentes: localizam-se nos maxilares, a parte exterior dos dentes e constituida pela coroa parte externa da gengiva, raiz parte interna, e colo que é a linha que separa a coroa da raiz. A parte interior do dente, e constituida por camadas a camada mais externa, que é visivel é o esmalte que protege a coroa. A estrutura do dente , e constituida pelo marfim ou dentina, por dentro desta camada encontra-se o que lhe da vida, a polpa-dentária.
Enxistem quatro tipos de dentes:
  • Incisivos: a sua função é cortar, na nossa boca existem 8
  • Caninos: a sua função é rasgar, na nossa boca existem 4
  • Pré-molares: a sua função é triturar na nossa boca existem 8
  • Molares: a sua função é triturar na nossa boca existem 12

Fígado: tem a forma de um chápeu e pesa 1.5KG, localiza-se na cavidade abdominal na parte direita ao lado do estômago.Segrega a bílis que armazena na vesícula biliar . Possui vários canais, o hépatico que transporta a bílis ate ao canal cístico e este transporta a bílis para a vísicula biliar . Quando a bilis esta a ser necessária, sai da vesícula biliar, passa para o canal colédoco e desagua no duodeno.

Pâncreas: tem forma de folha com cerca de 16cm que se encontra entalado entre o estômago e o intestino delgado na cavidade abdominal .

As enzimas digestivas

As enzimas são próteinas com propriedades especiais:

São biocatalizadoras- são orgânicas e aceleram as reacções da digestão e não se gastam.

São especificas- só actuam em determinada substância, o Substrato. Funcionam como o modelo chave -fechadura

São sensivais ao pH e a temperatura do meio.

pH do meio- é uma enzima preparada para funcionar em pH neutro só funciona neste meio quando o meio se altera, a enzima é destruída.

Temperatura- As enzimas são sensivais a temperatura, a temperaturas muito baixas as enzimas ficam inactivas a temperaturas muito elevadas as enzimas ficam destruídas. Existe uma temperatura em que a velocidade da reacção enzímatica é máxima-temperatura ideal, correspondente à temperatura normal do nosso corpo.

sábado, 21 de março de 2009

O CORPO HUMANO

Fenómenos: Ingestão- é o acto de colocar os alimentos a boca.

Digestão- é o conjunto de processos físicos e químicos que têm como objectivo a simplificação de macro moléculas em micro micro moléculas.

Defecação- é a eliminação das substancias não digeridas e tóxicas para o meio externo através das fezes.

O aparelho digestivo divide-se em Tubo digestivo ( boca, faringe, esófago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, recto e ânus) e Órgãos anexos( língua, dentes, glândulas salivares, fígado e pâncreas).

Nesta matéria também podemos ter em conta dois conceitos:

  • Morfologia- é o estudo da localização e constituição e forma dos órgãos.
  • Fisiologia- é o estudo da função dos órgãos.

Morfologia dos órgãos do aparelho digestivo:

Boca: localiza-se na cabeça na parte anterior central e inferior. Boca esta limitada anteriormente pela abobada da palatina e pelo maxilar superior, inferiormente esta limitada pelo maxilar inferior, na parte lateral pelas bochechas e posteriormente pelo véu do paladar.

Faringe: é um orifício, e localiza-se na cabeça entre a boca e o esófago. Faz a transição entre dois aparelhos, digestivo e respiratório, através da epiglote.

Esófago: é um tubo e localiza-se na cavidade torácica na zona central, superior pela faringe e inferiormente pelo estômago, lateralmente pelos pulmões na parte interior pela traqueia.

Estômago- Localiza-se na cavidade abdominal parte superior e esta inclinado, ligeiramente para a esquerda, tem forma de J quando esta cheio, e tem capacidade para carregar um litro e meio.